Carroceiros: Relação do Profissional e a Sustentabilidade

CULTUREAGROECOBRASILDOUTOR ZOOQUALIDADE DE VIDAPOLITICAS PÚBLICASAMBIENTE URBANOMEIO AMBIENTEACTIVISMEDUCATIONCONSCIENTIZAÇÃOANIMAISRECICLAGEM

Doutor Zoo

AUTORES: Maria Gabriela Alves (Autor), Délcio Cesar Cordeiro Rocha (Orientador), Alexandre Silva Farias (Autor), Josina Maria Ramos Freitas (Co-Autor), Deicy Danielle Silva (Co-Autor)

PALAVRAS-CHAVE: Carroceiros; Bem estar animal; Consientização

RESUMO: O município de Montes Claros possui muitos profissionais que atuam como carroceiros, empreendedores individuais, que não são atendidos pelas políticas trabalhistas e socioambientais.

O projeto “Carroceiro Consciente” foi elaborado visando buscar a melhoria da qualidade de vida e do trabalho dos carroceiros, conscientizando-os quanto à sua importância socioeconômica e prestar assistência zootécnica aos animais. Pretende-se realizar levantamento de dados realizados através de entrevista socioeconômica semi estruturada individual, onde os resultados, após compilados serão analisados.

Adotando como ações; palestras educativas voltadas aos trabalhadores abordando os seguintes temas: vacinação, controle parasitológico, condições sanitárias, manejo dos animais, definição de pontos específicos para deposição de entulhos e uso responsável destes locais. Espera-se assim conscientizá-los para a importância tanto do destino correto de carga quanto para o associativismo na conquista do reconhecimento da profissão, a importância do equídeo como tração de transporte e serviço prestado em seu dia-a-dia.

Desta forma, a conscientização aliada à educação podem ser alternativas para que minimize os problemas de saúde dos animais, educando o profissional e evite os maus-tratos aos animais. Ao mesmo tempo em que beneficia a sociedade, gerando práticas de promoção à proteção animal e políticas sociais destinadas aos carroceiros.

Instituição de Ensino: Universidade Federal de Minas Gerais

Fonte: https://cbeu.ufop.br/gerar_pdf.php?id=2902

Related Stories